FDS: 8

Recados Animados de Fim de Semana

date sexta-feira, 6 de maio de 2011

1 comentários to “educampo”

  1. educampo sustentável
    15 de março de 2013 às 11:28

    a) Tema: FUNGOS DECOMPOSITORES ENCONTRADOS EM MATAS DE CERRADO.
    b) Conteúdo (s): FUNGOS
    c) Objetivos:
    -Demonstrar a importância dos fungos na reciclagem da matéria orgânica;
    -Aprender a fotografar e filmar usando o leptop.
    -Pesquisar na internet e trocar e-mails;
    -Socializar as atividades no blog da turma.

    d) Sugestão(ões) de utilização: O blog é uma ferramenta em que os alunos podem interagir entre si na escola.
    Metodologia:
    1º momento – 1. Comece a aula perguntando aos alunos o que são fungos e que ideia eles têm desses seres. São apenas cogumelos? Ou micro-organismos que causam algumas doenças na pele? Será que eles conhecem alguns dos papéis que os fungos exercem na natureza ? Anote as várias respostas no quadro.

    2º momento - Divida a classe em cinco grupos. Solicite a cada um que pesquise a importância dos fungos nas seguintes áreas:
    Ambiental - há uma infinidade de fungos que, junto com as bactérias, ajudam na reciclagem dos nutrientes do ecossistema. São os decompositores. Eles são responsáveis pela fertilização natural do solo, favorecendo a produção de alimentos por parte dos vegetais. Sua falta afetaria todas as cadeias e teias alimentares do ambiente. Já os parasitas formam outra espécie ¬ como o Armillaria ostoyae ¬, que contribui para o equilíbrio populacional de um ecossistema.
    2º momento –Em seguida foram dentro da reserva da escola para procurar fungos fazendo a decomposição de materiais orgânicos e observar a diferença que a matéria orgânica faz num solo, tornando-o mais rico e produtivo. Os alunos observaram que o solo era mais fofo, úmido, permeável e protegido de erosões. Observaram os fungos decompositores da matéria orgânica e a importância desses bichinhos para manter um solo produtivo. Os alunos fotografaram e filmaram os fungos encontrados, como orelha de pau de diversas cores, com o leptop.
    3º momento – No laboratório da escola eles poderão observar outros tipos. A partir daí eles mesmos já pesquisaram na web sobre o assunto abordado de iniciativa própria.
    4º momento – Com essas informações irão produzir textos e legendas no aplicativo k-word e reportagens para compartilhar no blog da turma Educampo sustentável: educampo educamposustentavel.blogspot.com/2011/05/educampo.html

    usando a internet e gmail. Socializarão também por e-mail os textos as fotos e videos no Wxcam, de autoria própria deles, para escolher quais serão publicados no blog da turma.

    *Avaliação:
    A avaliação será realizada de acordo com o envolvimento e a participação dos alunos na produção das atividades neste período.

Leave a Reply: