a) Tema: FUNGOS DECOMPOSITORES ENCONTRADOS EM MATAS DE CERRADO. b) Conteúdo (s): FUNGOS c) Objetivos: -Demonstrar a importância dos fungos na reciclagem da matéria orgânica; -Aprender a fotografar e filmar usando o leptop. -Pesquisar na internet e trocar e-mails; -Socializar as atividades no blog da turma.
d) Sugestão(ões) de utilização: O blog é uma ferramenta em que os alunos podem interagir entre si na escola. Metodologia: 1º momento – 1. Comece a aula perguntando aos alunos o que são fungos e que ideia eles têm desses seres. São apenas cogumelos? Ou micro-organismos que causam algumas doenças na pele? Será que eles conhecem alguns dos papéis que os fungos exercem na natureza ? Anote as várias respostas no quadro.
2º momento - Divida a classe em cinco grupos. Solicite a cada um que pesquise a importância dos fungos nas seguintes áreas: Ambiental - há uma infinidade de fungos que, junto com as bactérias, ajudam na reciclagem dos nutrientes do ecossistema. São os decompositores. Eles são responsáveis pela fertilização natural do solo, favorecendo a produção de alimentos por parte dos vegetais. Sua falta afetaria todas as cadeias e teias alimentares do ambiente. Já os parasitas formam outra espécie ¬ como o Armillaria ostoyae ¬, que contribui para o equilíbrio populacional de um ecossistema. 2º momento –Em seguida foram dentro da reserva da escola para procurar fungos fazendo a decomposição de materiais orgânicos e observar a diferença que a matéria orgânica faz num solo, tornando-o mais rico e produtivo. Os alunos observaram que o solo era mais fofo, úmido, permeável e protegido de erosões. Observaram os fungos decompositores da matéria orgânica e a importância desses bichinhos para manter um solo produtivo. Os alunos fotografaram e filmaram os fungos encontrados, como orelha de pau de diversas cores, com o leptop. 3º momento – No laboratório da escola eles poderão observar outros tipos. A partir daí eles mesmos já pesquisaram na web sobre o assunto abordado de iniciativa própria. 4º momento – Com essas informações irão produzir textos e legendas no aplicativo k-word e reportagens para compartilhar no blog da turma Educampo sustentável: educampo educamposustentavel.blogspot.com/2011/05/educampo.html
usando a internet e gmail. Socializarão também por e-mail os textos as fotos e videos no Wxcam, de autoria própria deles, para escolher quais serão publicados no blog da turma.
*Avaliação: A avaliação será realizada de acordo com o envolvimento e a participação dos alunos na produção das atividades neste período.
15 de março de 2013 às 11:28
a) Tema: FUNGOS DECOMPOSITORES ENCONTRADOS EM MATAS DE CERRADO.
b) Conteúdo (s): FUNGOS
c) Objetivos:
-Demonstrar a importância dos fungos na reciclagem da matéria orgânica;
-Aprender a fotografar e filmar usando o leptop.
-Pesquisar na internet e trocar e-mails;
-Socializar as atividades no blog da turma.
d) Sugestão(ões) de utilização: O blog é uma ferramenta em que os alunos podem interagir entre si na escola.
Metodologia:
1º momento – 1. Comece a aula perguntando aos alunos o que são fungos e que ideia eles têm desses seres. São apenas cogumelos? Ou micro-organismos que causam algumas doenças na pele? Será que eles conhecem alguns dos papéis que os fungos exercem na natureza ? Anote as várias respostas no quadro.
2º momento - Divida a classe em cinco grupos. Solicite a cada um que pesquise a importância dos fungos nas seguintes áreas:
Ambiental - há uma infinidade de fungos que, junto com as bactérias, ajudam na reciclagem dos nutrientes do ecossistema. São os decompositores. Eles são responsáveis pela fertilização natural do solo, favorecendo a produção de alimentos por parte dos vegetais. Sua falta afetaria todas as cadeias e teias alimentares do ambiente. Já os parasitas formam outra espécie ¬ como o Armillaria ostoyae ¬, que contribui para o equilíbrio populacional de um ecossistema.
2º momento –Em seguida foram dentro da reserva da escola para procurar fungos fazendo a decomposição de materiais orgânicos e observar a diferença que a matéria orgânica faz num solo, tornando-o mais rico e produtivo. Os alunos observaram que o solo era mais fofo, úmido, permeável e protegido de erosões. Observaram os fungos decompositores da matéria orgânica e a importância desses bichinhos para manter um solo produtivo. Os alunos fotografaram e filmaram os fungos encontrados, como orelha de pau de diversas cores, com o leptop.
3º momento – No laboratório da escola eles poderão observar outros tipos. A partir daí eles mesmos já pesquisaram na web sobre o assunto abordado de iniciativa própria.
4º momento – Com essas informações irão produzir textos e legendas no aplicativo k-word e reportagens para compartilhar no blog da turma Educampo sustentável: educampo educamposustentavel.blogspot.com/2011/05/educampo.html
usando a internet e gmail. Socializarão também por e-mail os textos as fotos e videos no Wxcam, de autoria própria deles, para escolher quais serão publicados no blog da turma.
*Avaliação:
A avaliação será realizada de acordo com o envolvimento e a participação dos alunos na produção das atividades neste período.